SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúdeAvaliação da implementação do modelo de acompanhamento aos familiares cuidadores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

FREDERICO, Mónica  e  ARNALDO, Carlos. Fatores que influenciam a procura de ajuda dos serviços de aborto em Moçambique. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.21-37.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.258.

Enquadramento:

a procura de ajuda pressupõe um comportamento de busca ativa de informação, aconselhamento, tratamento ou suporte para responder a um problema reconhecido.

Objetivo:

perceber o processo de busca de ajuda para a interrupção da gravidez pelas adolescentes e jovens, as fontes de ajuda, e os fatores influenciadores.

Metodologia:

abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas às enfermeiras dos Serviços de Saúde Amigos dos Adolescentes e Jovens, das urgências de ginecologia e das maternidades de 8 unidades sanitárias das cidades de Maputo e Quelimane; foram entrevistadas igualmente 14 adolescentes e jovens que induziram aborto. Aos dados, foi feita uma análise de conteúdo.

Resultados:

a procura de serviços de aborto iniciou com a confirmação e reconhecimento da gravidez. As amigas e as irmãs constituíram as fontes iniciais e estímulos para a identificação do provedor para a interrupção da gravidez, depois de analisados os custos e benefícios de continuar ou terminar a gravidez; não perceção da suscetibilidade de ter uma gravidez precoce e a gravidade das suas consequências. Não conhecimento das fontes de ajuda e das leis; medo de exposição pública; falta de recursos financeiros; e o comportamento dos provedores serviram de barreiras neste processo.

Conclusão:

Há necessidade de uma maior divulgação dos serviços de saúde sexual e reprodutiva disponíveis, bem como promoção da educação sexual, para escolhas saudáveis.

Palavras-chave : Moçambique; adolescentes; jovens; gravidez; aborto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )