SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Avaliação da implementação do modelo de acompanhamento aos familiares cuidadoresDispositivo médico para reabilitação pós fratura do fémur proximal: Estudo de usabilidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

CARVALHAIS, Maribel et al. Adolescentes com DM1: conhecimento acerca da doença e dificuldades no autocuidado. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.51-62.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.270.

Enquadramento:

a Diabetes Mellitus tipo 1 enquanto doença crónica é, cada vez mais prevalente, em idade pediátrica, sendo fundamental o incentivo de adesão ao autocuidado e a minimização das dificuldades sentidas.

Objetivos:

caracterizar o conhecimento de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 acerca da sua doença e identificar as suas dificuldades no autocuidado.

Metodologia:

estudo quantitativo, descritivo simples. Aplicação do Teste de Conhecimento dos Adolescentes com DM1 acerca da doença e o Inventário de Dificuldades nos Papéis de Autocuidado de Flora & Gameiro (2016). Recolha de dados de junho a novembro de 2021, na Consulta de Diabetes de um Hospital da região centro de Portugal. Amostra de 34 adolescentes com média de idades de 14.9 (±2.3) anos.

Resultados:

no conhecimento global, os adolescentes apresentam um nível de conhecimento entre o razoável e bom, sendo o domínio 1 (Natureza da doença/fisiopatologia) onde estes apresentam melhor nível de conhecimento. Nas dificuldades nos papéis de autocuidado, apresentam maior dificuldade na manutenção de uma alimentação equilibrada, combate ao stress e intervenções numa hipoglicemia.

Conclusão:

verifica-se dificuldade destes nos papeis de autocuidado, sendo fundamental a intervenção dos enfermeiros na implementação de planos terapêuticos ajustados, no sentido de colmatar falhas de conhecimento e dificuldades identificadas.

Palavras-chave : adolescente; diabetes mellitus tipo 1; autocuidado; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )