SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Factores de sexualidad que influyen en la satisfacción marital: una revisión de alcanceSatisfacción del paciente quirúrgico con el cuidado intraoperatorio: una revisión scoping índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versión impresa ISSN 2184-1578versión On-line ISSN 2184-3791

Resumen

GOMES, Aramid et al. A efetividade do oxigénio nasal de alto fluxo na insuficiência respiratória: Revisão Sistemática. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.91-102.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.235.

Enquadramento:

a insuficiência respiratória é uma síndrome com grande impacto nos internamentos, na morbilidade e mortalidade. A aplicabilidade do oxigénio nasal de alto fluxo tem sido alvo de interesse no doente crítico.

Objetivo:

conhecer a efetividade do oxigénio nasal de alto fluxo no tratamento da insuficiência respiratória no adulto em unidades de cuidados intensivos.

Métodos:

revisão sistemática de efetividade que utiliza a estratégia PICO e recomendações do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada em agosto de 2021 com recurso às plataformas de acesso PubMed e EBSCOhost.

Resultados:

identificaram-se 583 resultados. Foram analisados seis ensaios clínicos randomizados. A seleção foi feita após eliminação de duplicados; leitura do título, resumos e textos integrais de acordo com o diagrama Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses.

Conclusão:

o oxigénio nasal de alto fluxo revelou-se confortável, tolerável e eficaz no tratamento da insuficiência respiratória hipoxémica e hipercápnica. Foi eficaz quando comparado com oxigenoterapia convencional na pós-extubação de doentes hipoxémicos e na redução da pressão parcial de dióxido de carbono quando comparado com a Ventilação Não Invasiva nos doentes hipercápnicos.

Palabras clave : insuficiência respiratória; cuidados críticos; revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )