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Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

LOMBA, Alexandre; FERREIRA, Luisa Pais  e  GERONIMO, Lúcia. Satisfação do cliente cirúrgico com os cuidados intraoperatórios: uma revisão scoping. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.103-114.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.249.

Enquadramento:

a avaliação da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem é um indicador válido da qualidade dos cuidados e uma ferramenta útil para a melhoria contínua da qualidade dos mesmos. Porém, verifica-se que a temática tem sido pouco explorada no período intraoperatório, impossibilitando a identificação e desenvolvimento de intervenções de enfermagem que a promovam.

Objetivo:

mapear as dimensões da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório.

Metodologia:

revisão scoping, orientada pela metodologia do The Joanna Briggs Institute, na sua versão de 2020. Após aplicação dos critérios de inclusão, foram incluídos 8 artigos na revisão scoping.

Resultados:

foram identificadas algumas dimensões relevantes da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório (informação fornecida, relação estabelecida com os enfermeiros, satisfação das necessidades fisiológicas e ambiente físico do bloco operatório) e intervenções de enfermagem capazes de as satisfazer.

Conclusão:

As necessidades informacionais e relacionais do cliente, a sua homeostasia física e emocional e o funcionamento eficiente do bloco operatório são as dimensões mais amiúde identificadas e com maior relevância para a satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório.

Palavras-chave : satisfação do paciente; enfermagem perioperatória; sala cirúrgica.

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