SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Portugal’s Estado Novo Regime and Apartheid South Africa: two dictatorships and their diplomatic exchanges índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política

versão impressa ISSN 1647-4090versão On-line ISSN 2184-2078

Resumo

RANISE, Luca. The US and NATO Expansion: Fulfilling a Domestic Political Agenda. PO-RPCP [online]. 2019, vol.11, pp.13-34.  Epub 29-Jul-2021. ISSN 1647-4090.  https://doi.org/10.33167/2184-2078.rpcp2019.11/pp.13-34.

A expansão da NATO tem sido, certamente, um tema bastante controverso que continua a dividir o mundo em apoiantes e oponentes. Várias razões têm sido apresentadas para justificar a decisão de alargamento da NATO, nomeadamente a securitização e estabilização da Europa, a democratização dos países anteriormente sob a alçada soviética ou o reforço da eficácia e coesão da Aliança. Embora todas essas propostas possam ser válidas, este artigo quer analisar se, como tem sido afirmado por diversos intervenientes, a decisão dos EUA de ampliar a NATO, respondeu em primeiro lugar, às considerações de realpolitik. Quer-se investigar, se é verdade que o alargamento abordou preocupações de política doméstica específica dos EUA, que tiveram a sua expressão também em iniciativas de política externa e, mais especificamente, se o presidente Clinton usou o alargamento da NATO para aumentar as suas probabilidades de reeleição. O estudo realizado demonstra que foi realmente assim e que, o presidente Clinton não poderia ter seguido uma política diferente. Sem o compromisso firme dos EUA de expandir a NATO, o alargamento da Aliança provavelmente nunca teria ocorrido.

Palavras-chave : Expansão da NATO; Neorrealismo; Opção Racional; Realpolitik.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )