SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Administração Trump - Make the World Multipolar AgainReversing the Shrinking of Civic Spaces: Insights for Strategies to Expand and Strengthen Activism and Organizations in Mozambique índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política

versão impressa ISSN 1647-4090versão On-line ISSN 2184-2078

Resumo

LOPES, João Adriano. Pakistan-China Relations in the Big Context of the “Belt and Road Initiative”: An Analysis of the Political Reverberations on the Pakistan-China-India Relations. PO-RPCP [online]. 2020, vol.13, pp.33-48.  Epub 18-Maio-2021. ISSN 1647-4090.  https://doi.org/10.33167/2184-2078.rpcp2020.13/pp.33-48.

A 'Iniciativa Faixa e Rota' (IFR) é um plano de investimento de infraestrutura massivo, com um racional estratégico de longa duração na sua génese, a saber, o Corredor Económico China-China-Paquistão (CPEC), que implica possíveis consequências de base geopolítica e no equilíbrio regional de poder, dado que as relações China-Paquistão convergem num adversário comum - a Índia. No entanto, as relações China-Paquistão convergidas no CPEC traz ativos estratégicos para ambos, principalmente para a China, abordando o facto de que este projeto implica uma grande mudança no pensamento estratégico chinês, no sentido de projetar rotas alternativas para o transporte de recursos energéticos, comércio e, todos juntos, influência chinesa na região da Ásia Central e Médio Oriente, ao mesmo tempo, fomentando o desenvolvimento para esses países. No geral, o CPEC e o IFR, tornam a Índia muito consciente e apreensiva dessa realidade e da mudança do equilíbrio regional de poder para a China, fazendo o primeiro responder com projetos próprios. Portanto, o pensamento estratégico da China materializado pela IFR terá sérias consequências para a região, principalmente para a Índia, sendo este o ponto fulcral de análise.

Palavras-chave : IFR; CPEC; relações China-Paquistão-Índia; pensamento estratégico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )