SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14A Segurança Comunitária e a Pandemia de COVID-19Amazônia Brasileira na Pandemia: A Difícil Missão de Sobreviver ao Coronavírus e à Crise Política do País índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política

versão impressa ISSN 1647-4090versão On-line ISSN 2184-2078

Resumo

BERENGUER, Leandro. A Pandemia Covid-19 e o Estado de Emergência em Portugal: Breves Considerações Sobre Políticas Públicas. PO-RPCP [online]. 2020, vol.14, pp.33-45.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 1647-4090.  https://doi.org/10.33167/2184-2078.rpcp2020.14/pp.33-45.

A pandemia COVID-19 impeliu a que os Estados adotassem medidas excecionais por forma a conter os seus índices de propagação e, por conseguinte, mitigar os seus efeitos. Em Portugal, surgiu a necessidade de recorrer à figura do estado de emergência, tendo sido utilizada pela primeira vez desde a fundação da III República. Por forma a responder a uma situação de calamidade pública, recorreu-se à suspensão, ainda que parcial, de direitos, liberdades e garantias fundamentais, adotando medidas com reflexos nos mais variados domínios da sociedade civil. Tendo como ponto de partida o contexto securitário de um Estado, este artigo pretende analisar as declarações do estado de emergência em Portugal à luz do quadro teórico de políticas públicas, refletindo sobre o processo de implementação do estado de emergência. Para tal, são apostas em confrontação as abordagens top-down e bottom-up como principais teorias de implementação de políticas públicas na análise a um contexto político inédito em Portugal.

Palavras-chave : bottom-up; estado de emergência; pandemia; políticas públicas; segurança; top-down.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )