SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Who Do You Trust? A Comparison of Political Communication and Trust in China, the UK and Italy During the COVID-19 CrisisActing as Policy Entrepreneurs During COVID-19: The Case of Serbian Think Tanks índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política

versão impressa ISSN 1647-4090versão On-line ISSN 2184-2078

Resumo

COSTA, Andressa Liegi Vieira  e  BERNARDI, Ana Julia Bonzanini. Respostas Populistas à Crise do Coronavírus: Análise dos Twitters de Donald Trump e Jair Bolsonaro. PO-RPCP [online]. 2020, vol.14, pp.81-103.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 1647-4090.  https://doi.org/10.33167/2184-2078.rpcp2020.14/pp.81-103.

A pandemia do coronavírus surgiu de forma repentina, trazendo novos desafios em escala global. Brasil e Estados Unidos seguiram por meses como os dois países com mais casos e mortes por Covid-19 no mundo, até a Índia ultrapassar o Brasil, e apenas em número de casos. Além disso, encontram-se semelhanças na forma em que seus presidentes vêm lidando com a crise. Donald Trump e Jair Bolsonaro têm ganho destaque na mídia internacional pela controversa liderança frente às crises geradas pela pandemia. Ambos politizaram a crise, se posicionando contra evidências científicas e recomendações mundiais. Contrários ao isolamento social, antagonizaram governadores e prefeitos, acirrando conflitos a despeito do número de vidas perdidas, desqualificando a mídia como fake news. Visto isso, esse artigo tem como objetivo verificar como os líderes populistas, do Brasil e Estados Unidos, responderam à crise do coronavírus em termos de ações e discursos. Para isso, realizamos análise dos tweets das contas oficiais do Twitter de ambos os presidentes, no período que compreende o primeiro caso oficialmente registrado e a marca de 100 mil mortes em cada país.

Palavras-chave : Jair Bolsonaro; coronavírus; Covid-19; Donald Trump; populismo; Twitter.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )