SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15O Acorde Conceitual do Nazismo: Considerações sobre o conceito de nazismo a partir de uma metáfora musical índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política

versão On-line ISSN 2184-2078

Resumo

FAVARATO, Claudia. Palavras lusófonas na Comparative Political Theory. PO-RPCP [online]. 2021, vol.15, pp.19-37.  Epub 20-Jan-2022. ISSN 2184-2078.  https://doi.org/10.33167/2184-2078.rpcp2021.15/pp.x-x.

A disciplina de comparative political theory (CPT) surgiu no contexto anglo-saxónico na década de 1990 ao fim de integrar os cânones da teoria política com teorias e pensamentos não ocidentais, contrastando a hegemonia epistemológica. Este artigo denuncia que na literatura de teoria política portuguesa a CPT é míngua ou até inexistente. A geral carência de textos traduz não só a ausência de abertura da teoria política portuguesa para cânones mais abrangentes, globalizados ou cosmopolitas, como referidos na literatura anglófona, mas também assinala uma falha na representação e no espaço concedido a autores, textos, ideias e conceitos além dos cânones. Entre as áreas de interesse da CPT, as teorizações políticas endógenas da África são das menos consideradas; a literatura portuguesa de teoria política consta de escassas referências a pensamento e teorias políticas subsaariana e dos países de língua oficial portuguesa.

Palavras-chave : comparative political theory; literatura portuguesa de teoria política; PALOPs; pensamento político comparado; teoria política em África.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )