SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15O impacto da pandemia COVID-19 na governança pública latino-americana: reflexões e conclusões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política

versión On-line ISSN 2184-2078

Resumen

PAPANASTASOPOULOS, Nicolas. Teoria da dissuasão e estratégia no sistema internacional da Guerra Fria à era multipolar. Rumo a uma nova estratégia de "dissuasão ampliada" nas relações Grécia-Turquia. PO-RPCP [online]. 2021, vol.15, pp.109-126.  Epub 20-Ene-2022. ISSN 2184-2078.  https://doi.org/10.33167/2184-2078.rpcp2021.15/pp.109-126.

A dissuasão é o conceito-chave para a compreensão da estratégia e da diplomacia da época (Kenny, 1985). As suas várias versões - ou melhor ainda - as suas principais manifestações surgem durante o período da Guerra Fria (Brodie, Wolfers, Viner e A. Lupovici, 2010), inicialmente por competição, principalmente no campo das descobertas científicas e depois no equilíbrio entre as duas superpotências, os EUA e a União Soviética. Este artigo, usando uma perspetiva histórica e conceptual, analisa a filosofia e a dinâmica da teoria da dissuasão, tanto na dimensão convencional e especialmente na era multipolar. Este artigo revisita o conceito de dissuasão e defende uma teoria de dissuasão mais plausível - a conceção de ‘dissuasão ampliada’. Com base nos insights da teoria das RI e dos estudos de segurança, sendo que usaremos as relações entre a Grécia e a Turquia como um estudo de caso dessa abordagem. Esta abordagem apoia a implementação da dissuasão alargada pelo enriquecimento do artigo 5º da NATO. As conclusões deste estudo podem ajudar os membros da comunidade académica a familiarizarem-se com este novo conceito de dissuasão.

Palabras clave : dissuasão; teoria estratégica; doutrina; teoria das RI; armas nucleares.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )