SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Formas de participação em normativos patrimoniais. Ensaio de contextualização nos modelos da democracia participativa e deliberativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política

versión impresa ISSN 1647-4090versión On-line ISSN 2184-2078

Resumen

OTHON, Adriano. A Governança Global no Âmbito da Organização Internacional do Trabalho (OIT): O Caso do Brasil após a Reforma Trabalhista (2017-2019). PO-RPCP [online]. 2021, vol.16, pp.167-181.  Epub 02-Mar-2022. ISSN 1647-4090.  https://doi.org/10.33167/2184-2078.rpcp2021.16/pp.167-181.

O artigo discorre sobre a governança global operacionalizada no âmbito da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com enfoque na supervisão de parte das mudanças legislativas ocorridas no Brasil por força da reforma trabalhista (Lei nº 13.467/2017). A investigação consiste em um estudo de caso, delimitado geográfica e cronologicamente, e uma abordagem qualitativa baseada em pesquisa bibliográfica, com ênfase em capítulos de livros e artigos científicos, além de registros institucionais da OIT disponibilizados na internet. Sua relevância está na contribuição para o conjunto de reflexões acerca dos rumos da governança desempenhada pela OIT, bem como no recorte empregado - o Brasil pós-reforma trabalhista -, considerando a escassez de estudos do tema sob tal perspetiva no campo da ciência política. Constata-se ao final do artigo que as críticas dirigidas pelo governo brasileiro ao sistema de controle normativo da OIT têm um potencial limitado de macular a reputação da governança global por esta desempenhada, pois tal percepção negativa se circunscreve sobretudo ao empresariado nacional. Para cidadãos, entidades e demais Estados-membros que se mantêm comprometidos com os postulados da justiça social, restam preservadas a importância e a imprescindibilidade da governança global por ela desempenhada na defesa e promoção dos direitos trabalhistas como baliza ética e piso civilizatório da globalização.

Palabras clave : globalização; governança; Organização Internacional do Trabalho; Brasil; reforma trabalhista.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )