SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Impacto De Rehabilitación Respiratoria En Autocuidados Higiene, Vestir/Despir Y Andar En Personas Con Enfermedad Respiratoria CrónicaLa Contribución De Los Enfermeros Especialistas En Enfermería De Rehabilitación Para La Calidad Del Cuidado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

TOPA, Paula et al. Intervenções De Enfermagem De Reabilitação Na Prevenção Das Hérnias Paraestomais. RPER [online]. 2018, vol.1, n.1, pp.18-21. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n1.03.4385.

A Cirurgia abdominal e a confeção de um estoma provocam um trauma na musculatura abdominal.

A qualidade de vida e a adaptação da pessoa com ostomia estão condicionadas pelas complicações que eventualmente possam surgir no período pós-operatório. Entre as complicações das ostomias, as hérnias paraestomais são as que apresentam uma maior incidência, tornando-se assim essencial o desenvolvimento de intervenções direcionadas especificamente para a sua prevenção.

Grande parte das complicações podem ser evitadas com a execução de um programa de exercícios de fortalecimento da musculatura abdominal e pélvica previamente, principalmente nas pessoas com ostomias definitivas estes tipos de exercícios poderão proporcionar melhor qualidade de vida e, desta forma, diminuir as taxas de complicações e os dias de internamento.

A Associação de Enfermeiras de Estomaterapia do Reino Unido em 2016(1) recomendou que os ostomizados fossem sujeitos a um programa de exercício abdominal apropriado após a cirurgia para fortalecer a musculatura abdominal e reduzir o risco de hérnia.

O processo de ensino/aprendizagem do ostomizado deve começar no pré-operatório, com a finalidade de este conseguir uma adaptação mais célere às mudanças necessárias no seu do estilo de vida, assegurando assim uma gestão mais eficaz do seu regime terapêutico e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Palabras clave : estomia; hérnia incisional; terapia por exercício; enfermagem de reabilitação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )