SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1REVISÕES DA LITERATURA CIENTÍFICA: TIPOS, MÉTODOS E APLICAÇÕES EM ENFERMAGEMTimed Up And Go Test Na Pessoa Com Acidente Vascular Cerebral Residente Na Comunidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

MARQUES, Raquel Maria Dos Reis; PIMENTA, Rui Pimenta  e  NASCIMENTO, Ana. SATISFAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM ENFERMEIROS ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO. RPER [online]. 2018, vol.1, n.1, pp.55-60. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n1.08.4384.

Este estudo pretendeu analisar a satisfação profissional dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação (EEER) e também averiguar se o exercício de cuidados de especialidade ou o exercício de cuidados gerais influencia a sua satisfação profissional.

A satisfação profissional foi avaliada através da aplicação da “Escala de Avaliação da Satisfação no Trabalho dos Enfermeiros” a 306 profissionais de Enfermagem, especialistas em Enfermagem de Reabilitação. Foi realizado um estudo transversal analítico.

Como instrumentos de análise estatística dos dados, recorreu-se à análise fatorial, ao coeficiente de correlação de Spearman e ao teste paramétrico t-student para amostras independentes.

Os resultados mostram que os EEER se encontram ligeiramente insatisfeitos.

Verificamos que os EEER que exercem cuidados gerais apresentam-se mais insatisfeitos do que os que exercem cuidados de especialidade.

Palavras-chave : satisfação no emprego; estudos de validação; enfermagem de reabilitação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )