SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1PROFESSIONAL SATISFACTION: A STUDY WITH REHABILITATION NURSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Print version ISSN 2184-965XOn-line version ISSN 2184-3023

Abstract

SALVADO, Heidi De Jesus Faísca et al. Timed Up And Go Test Na Pessoa Com Acidente Vascular Cerebral Residente Na Comunidade. RPER [online]. 2018, vol.1, n.1, pp.61-67. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n1.08.4389.

Introdução:

O Acidente Vascular Cerebral é a primeira causa de incapacidade adquirida no adulto, provocando alterações no padrão de marcha normal. A utilização de instrumentos de avaliação, de fácil aplicação, válidos, fiáveis e responsivos é imperativo.

Objetivo:

Avaliar as propriedades métricas do Timed Up and go Test na pessoa com Acidente Vascular Cerebral, residente na comunidade.

Método:

Revisão Sistemática da Literatura baseada nas recomendações do Joanna Brigs Institute para a estratégia PICo e recomendações PRISMA, partindo-se da questão: “Quais as propriedades métricas do Timed Up and go test na pessoa com Acidente Vascular Cerebral, residente na comunidade?”

Resultados:

Foram incluídos cinco estudos nesta revisão. Este teste apresenta valores de reprodutibilidade significativos, e de responsividade. A validade de critério e de constructo é demonstrada em dois estudos.

Conclusões:

O Timed Up and go Test pode ser considerado como um instrumento fiável, válido e com responsividade, nas pessoas com AVC residentes na comunidade.

Keywords : acidente vascular cerebral; psicometria; equilíbrio postural; reprodutibilidade dos resultados; enfermagem em reabilitação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )