SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2A Importância Da Enfermagem De Reabilitação Nas Unidades De Cuidados Intensivos PortuguesasImpacte De Um Programa De Exercício Físico (Eric) Em Contexto De Internamento No Doente Com Insuficiência Cardíaca Descompensada - Estudo Preliminar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

ROSADO, Juan Luis Pozo et al. Escala Eating Assessment Tool 10 Na Pessoa Com Acidente Vascular Cerebral. RPER [online]. 2018, vol.1, n.2, pp.14-19. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n2.02.4422.

Introdução:

Com o Acidente Vascular Cerebral, surgem com frequência alterações da deglutição. O Eating Assessment Tool-10 é um instrumento que permite detetar precocemente a disfagia e a resposta ao tratamento.

Objetivo:

Avaliar as propriedades métricas do Eating Assessment Tool-10 na pessoa com Acidente Vascular Cerebral com alteração da deglutição.

Método:

Revisão Sistemática da Literatura baseada nas recomendações do Joanna Brigs Institute para a estratégia PICo, quais a propriedades métricas do Eating Assessment Tool-10 em pessoas com Acidente Vascular Cerebral com alteração da deglutição? A pesquisa foi realizada com recurso a plataformas de bases de dados eletrónicas EBSCO, Host, Google Escolar, Cochrane Lybrary Collection, Scielo e Proquest, tendo sido identificados, selecionados, avaliados na qualidade metodológica e incluídos os artigos de acordo com as recomendações PRISMA.

Resultados:

Foram incluídos seis estudos que cumpriam os critérios de elegibilidade e de qualidade metodológica. Foram encontrados estudos sobre a reprodutibilidade, validade e responsividade do Eating Assessment Tool-10. Contudo, esta última propriedade necessita de ser estudada em futuras investigações. A limitação identificada foi na aplicabilidade da escala em pessoas com alterações cognitivas.

Conclusões:

O Eating Assessment Tool-10 é um instrumento fiável, válido e com responsividade, nas pessoas com AVC com alterações da deglutição.

Palavras-chave : Acidente Vascular Cerebral; Transtornos de Deglutição; Psicometria; Reprodutibilidade dos resultados; Enfermagem em Reabilitação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )