SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Enfermagem de Reabilitação na prevenção de quedas em idosos no domicílio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

GASPAR, Luis; MARTINS, Paula  e  GOMES, Fátima. Efeito da Reabilitação Respiratória nos sintomas avaliado pelo CAT e a sua relação com a tolerância à atividade. RPER [online]. 2019, vol.2, n.1, pp.6-10. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n1.01.4566.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) caracteriza-se por limitação crónica, progressiva e não totalmente reversível do fluxo aéreo, limitando por vezes o autocuidado.

Anteriormente caracterizada pela dispneia, reconhece-se atualmente a necessidade de uma avaliação sintomática mais abrangente recomendando-se entre outros instrumentos o COPD Assessment Test (CAT).

Sendo a Reabilitação Respiratória (RR) o tratamento não farmacológico recomendado neste contexto é objetivo deste estudo perceber qual o seu efeito no CAT e sua relação com a capacidade funcional (CF).

Estudo Quasi-Experimental com programa de Reabilitação Respiratória (PRR) de duração mediana de 13 semanas sendo o efeito no CAT e na CF avaliados no início e no final.

Incluidas 45 pessoas: 80% homens; idade media 65,82 anos e FEV1% medio 40%.

Verificou-se melhoria estatística e clinicamente significativas no CAT e na CF existindo entre as duas uma correlação negativa moderada.

Concluímos que este PRR reduziu a sintomatologia e aumentou a capacidade funcional em pessoas com DPOC.

Palavras-chave : Autocuidado; Enfermagem de Reabilitação; Reabilitação Respiratória; Self-Care; Rehabilitation Nursing; Pulmonary Rehabilitation.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )