SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Efecto de la Rehabilitación Pulmonar evaluados por el CAT y su relación con actividadEjercicio físico en personas con diabetes: Revisión Sistemática de Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

GOMES, Jéssica; SOARES, Carlos Miguel  y  BULE, Maria José. Enfermagem de Reabilitação na prevenção de quedas em idosos no domicílio. RPER [online]. 2019, vol.2, n.1, pp.11-17. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n1.02.4571.

Objetivo:

Identificar fatores intrínsecos e extrínsecos associados ao risco de queda em idosos no domicílio; Analisar o resultado de cuidados de Enfermagem de Reabilitação na diminuição do risco de queda em idosos no domicílio.

Métodos:

Estudo de caso descritivo com três participantes que são utentes integrados na Equipa de Cuidados Continuados Integrados de uma Unidade de Cuidados na Comunidade, com alterações do foro neurológico e com alteração do equilíbrio, alvos de cuidados de enfermagem de reabilitação, e com potencial de recuperação.

Resultados:

Durante oito semanas de implementação do programa de cuidados de enfermagem de reabilitação verificou-se a diminuição de fatores de risco intrínsecos para queda, relacionados com o equilíbrio, com as transferências e com a mobilidade. Ao avaliar os resultados obtidos é possível observar que todos os participantes obtiveram ganhos. De uma forma geral, em todos os casos houve ganhos na capacidade dos participantes executarem as AVD’s (IB) em 45 pontos e um aumento do Equilíbrio (EEB) de 42 pontos. A evolução no grau de dependência ocorreu apenas em um caso, sendo que nos restantes dois manteve-se a dependência grave.

Conclusão:

Os cuidados de enfermagem de reabilitação indiciam produzir ganhos no equilíbrio e na capacidade de execução dos autocuidados, o que consequentemente diminui o risco de queda em idosos no domicílio. A enfermagem de reabilitação no domicílio nas fases subagudas da doença neurológica pode potencializar estes resultados.

Palabras clave : Reabilitação; Idoso; Acidentes por Quedas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )