SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1FUNCTIONALITY OF PEOPLE SUBMITTED TO TOTAL SHOULDER ARTHROPLASTY BY PROXIMAL HUMERUS FRACTURES: RETROSPECTIVE STUDYExercise training in people with a stabilized chronic respiratory disease: a Scoping Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Print version ISSN 2184-965XOn-line version ISSN 2184-3023

Abstract

CEROL, Pedro et al. Mobilização precoce em pessoas submetidas a Ventilação Mecânica Invasiva: Revisão Integrativa da Literatura. RPER [online]. 2019, vol.2, n.1, pp.49-58. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n1.07.4563.

Introdução:

A mobilização precoce na unidade de cuidados intensivos é considerada uma intervenção importante na prevenção de complicações relacionadas com a imobilidade e a ventilação mecânica, principalmente no desenvolvimento de fraqueza muscular generalizada.

Objetivo:

Identificar os benefícios das várias modalidades terapêuticas utilizadas na mobilização precoce das pessoas em situação crítica, submetidas a ventilação mecânica invasiva.

Método:

Realizou-se uma revisão integrativa da literatura. Formulou-se a seguinte questão através da estratégia PICo - o qual o estado do conhecimento sobre a mobilização precoce em pessoas em situação critica submetidas a ventilação invasiva? A pesquisa foi realizada na plataforma EBSCOhost em setembro de 2018, nas bases de dados eletrónicas CINAHL e MEDLINE e foi definido o período compreendido entre janeiro de 2010 e setembro de 2018.

Resultados:

Dos 397 artigos identificados, foram incluídos 9 artigos. A mobilização precoce em pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva é considerada uma prática segura, uma vez que a ocorrência de eventos adversos é reduzida. Os principais benefícios são melhoria da capacidade funcional, diminuição das complicações associadas à imobilidade e ventilação mecânica invasiva, redução do número de dias sob ventilação mecânica invasiva e, consequentemente, à diminuição dos dias de permanência na unidade de cuidados intensivos e de internamento hospitalar. Esta intervenção diminui a morbilidade e mortalidade hospitalar.

Conclusão:

A mobilização precoce em pessoas submetidas a ventilação mecânica invasiva é segura e contribui para os ganhos em saúde quer a nível da pessoa/família, quer organizacional.

Keywords : Enfermagem em Reabilitação; Mobilização Precoce; Técnicas de Exercício e de Movimento; Ventilação Mecânica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )