SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Acessibilidade dos edifícios destinados à prática de desporto nas pessoas com deficiência - intervenção dos/as Enfermeiros/as especialistas em ReabilitaçãoImpacto da intervenção do enfermeiro de reabilitação à pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica - revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

CARDOSO, Maria Filomena; MARTINS, Maria Manuela  e  RIBEIRO, Olga. Documentação dos cuidados de enfermagem durante o processo de morrer - como se diferenciam os enfermeiros de reabilitação?. RPER [online]. 2019, vol.2, n.2, pp.33-40. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n2.02.4569.

Objetivo:

analisar os focos/diagnósticos de enfermagem documentados pelos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação, durante o processo de morrer em contexto hospitalar.

Método:

estudo descritivo, retrospetivo e quantitativo realizado numa instituição hospitalar do norte de Portugal em fevereiro de 2017. Os dados sobre a documentação dos focos/diagnósticos de enfermagem identificados nos clientes que morreram no ano de 2016 foram recolhidos por meio de dois sistemas de informação: SClínico e BICUcare.

Resultados:

nos 4115 registos efetuados por 148 enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação, constatamos que apesar da evolução ocorrida durante a última década, na documentação dos cuidados de enfermagem, sobressaem algumas inquietações sobre qual a prática de cuidados que a mesma evidencia. Decorrente da ênfase colocada na documentação das alterações no domínio da função, os enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação tendem a subestimar o registo das alterações e das necessidades que emergem das transições vivenciadas pelas pessoas, especificamente durante a morte e os processos de morrer.

Conclusão:

Atendendo a que a informação registada contribui para a visibilidade dos cuidados prestados, emerge a necessidade de se adotarem estratégias que resolvam o problema da subdocumentação, nomeadamente perante a morte e os processos de morrer.

Palavras-chave : Morte; Enfermagem; Enfermagem em Reabilitação; Registros Eletrónicos de Saúde; Diagnóstico de Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )