SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Documentação dos cuidados de enfermagem durante o processo de morrer - como se diferenciam os enfermeiros de reabilitação?Peso máximo da mochila recomendado para crianças (6-12 anos) em contexto escolar: protocolo de scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

VARAO, Sara  e  SARAIVA, Cristina. Impacto da intervenção do enfermeiro de reabilitação à pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica - revisão sistemática. RPER [online]. 2019, vol.2, n.2, pp.41-48. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n2.02.4572.

Introdução:

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é prevenível e tratável, com manifestações respiratórias persistentes, nas quais as intervenções do ER podem contribuir para melhorar a capacidade funcional e emocional, o conhecimento, promover o autocuidado, a adesão ao regime terapêutico e a comportamentos saudáveis.

Objetivo:

Sintetizar evidência científica sobre impacto da intervenção do ER na Pessoa com DPOC.

Métodos:

Estabeleceu-se como pergunta de investigação “Qual o impacto da intervenção do Enfermeiro de Reabilitação na Pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica?”, adotando-se a metodologia do The Joanna Briggs Institute para revisão sistemática. Definiram-se critérios de inclusão e a pesquisa booleana, na EBSCOhost.

Resultados:

Incluíram-se 6 artigos, que retratam a componente educacional e suporte do ER. O ER tem impacto positivo na vida da pessoa com DPOC, verificando-se melhores resultados no controlo sintomático/dispneia, na redução das admissões e tempo de internamento, no aumento da perceção da doença e da qualidade de vida. Tem impacto na melhoria das atividades de vida diária e na redução dos custos.

Conclusões:

Os estudos evidenciaram variedade nas formas de atuação do ER, mas impacto positivo associado. Salienta-se pouca investigação sobre resultados das intervenções.

Palavras-chave : Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica; Enfermagem de Reabilitação; Reabilitação Respiratória.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )