SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 suppl.1Enfermeiros de Reabilitação e as atitudes face à morte em contexto de crise pandémica por COVID-19Exercício físico no doente renal crónico de estádio 5 submetido a hemodiálise: Estudo de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

ZUCHETTO, Milena Amorim et al. Enfermagem de reabilitação no Brasil frente à situação de pandemia: Estudo de caso. RPER [online]. 2020, vol.3, suppl.1, pp.50-57.  Epub 05-Jan-2022. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.s2.7.5795.

A enfermagem de reabilitação no Brasil é estabelecida, prioritariamente, dentro de Centro Especializados de Reabilitação, onde enfermeiros desenvolvem ações de cuidado para alcançar o potencial máximo de saúde do usuário. Nesse contexto, o cenário de pandemia provoca múltiplas alterações no processo de cuidar, influenciando novas maneiras de pensar o trabalho do enfermeiro. Logo, o estudo objetiva compreender como os enfermeiros de reabilitação estão vivenciando o cenário de pandemia mundial, respondendo à questão “Como está a realidade da enfermagem de reabilitação no estado de Santa Catarina - Brasil frente ao cenário de pandemia?”. Para isso a pesquisa possui abordagem qualitativa, delineada pelo método de estudos de casos múltiplos, evidenciando a realidade de cinco enfermeiros de reabilitação em quatro centros de reabilitação do estado de Santa Catarina. A partir dos dados emergiram três categorias, as quais descrevem como foram os preparos para o fechamento dos serviços, como a enfermagem se reinventou em tempos de pandemia, quais foram os desafios e potencialidades encontradas nessa trajetória e o que se espera do futuro. Conclui-se que diante às mudanças vivenciadas pelos enfermeiros de reabilitação, cada instituição assumiu um posicionamento que impactou diretamente o processo de trabalho dos enfermeiros, sendo necessário reinventar a forma de cuidar e criar mecanismos para compartilhar medidas de prevenção em meio ao isolamento social.

Palavras-chave : enfermagem de reabilitação; mídias sociais; pandemias.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português