SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 suppl.2As cidades de hoje : desafios aos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação para a inclusãoReconhecimento do outro para o trabalho efetivo do enfermeiro de reabilitação: Referencial de Axel Honneth índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

MATOS, Maria de Fátima Godinho de  e  SIMOES, Joaquim Augusto Gonçalves. Enfermagem de reabilitação na transição da pessoa com alteração motora por AVC: revisão sistemática da literatura. RPER [online]. 2020, vol.3, suppl.2, pp.11-19.  Epub 05-Jan-2022. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n2.2.5770.

Introdução:

O acidente vascular cerebral (AVC) tem um impacto enorme na vida das pessoas e famílias. Frequentemente, a pessoa em situação de AVC apresenta alterações motoras que carecem da intervenção fulcral do enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) na implementação de um programa de reabilitação, integrado na equipa interdisciplinar, para garantir uma transição segura para o domicílio.

Objetivo:

Identificar as intervenções do EEER que capacitam a pessoa e família/cuidador, em situação de AVC com alteração motora na preparação do regresso casa.

Método:

Revisão sistemática da literatura nas bases de dados Pub Med, EBSCO e ProQuest, com aplicação de critérios de inclusão e exclusão, num horizonte temporal de 5 anos (2014-2019).

Resultados:

Foram incluídos 3 artigos que reforçam a necessidade da aplicação de programas de reabilitação que integrem as dimensões física, psicológica e cognitiva da pessoa, bem como o papel fundamental dos cuidadores familiares na gestão da dependência e das atividades de vida diárias (AVD) da pessoa com AVC.

Conclusão:

A intervenção do EEER deve estar integrada num programa de reabilitação motora, com recurso a estratégias: educação para a saúde; identificação e capacitação do cuidador; ensino e treino de AVD e referenciação para os recursos da comunidade, com o objetivo de promover o treino e supervisão, dando continuidade ao processo de reabilitação.

Palavras-chave : AVC; enfermagem; movimento; reabilitação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português