SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 suppl.2The person with stroke in rehabilitation process: Gains from the intervention of rehabilitation nursesUse of traditional and complementary medicine techniques in rehabilitation nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Print version ISSN 2184-965XOn-line version ISSN 2184-3023

Abstract

MARTINS, André et al. Benefícios do exercício físico intradialítico: Revisão sistemática. RPER [online]. 2020, vol.3, suppl.2, pp.44-54.  Epub Jan 05, 2022. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n2.7.5800.

Introdução:

De acordo com os dados da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, em Portugal a 31 de dezembro de 2018 efetuavam tratamento de Hemodiálise (HD) 12.227 doentes. Os doentes portadores de doença renal crónica (DRC) submetidos a tratamento dialítico, apresentam alterações físicas e psicológicas que predispõem ao sedentarismo. Tem risco superior de mortalidade devido á capacidade funcional reduzida e perda de força muscular, quando comparados com indivíduos da mesma idade. A evidência científica aponta para a implementação de programas regulares de exercício como tratamento coadjuvante para estes indivíduos.

Objetivo:

Reunir e caraterizar, a evidência científica existente sobre os benefícios do exercício físico intradialítico (EFI), que sustente a futura implementação de um programa de EFI num centro de hemodialise.

Método:

A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrónicas internacionais da EBSCOhost Web, em abril e maio 2020, tendo sido obtido inicialmente um total de 2,602 produções científicas. Foram selecionados para analise final 19 estudos, 2 estudos quasi-experimentais e 17 estudos randomizados controlados (RCT), que cumpriam os critérios de inclusão.

Resultados:

A análise da evidência científica obtida, orienta para 3 categorias de intervenção: EFI aeróbio, EFI resistido e EFI combinado (aeróbio e resistido). Todos os programas de exercício físico apresentam benefícios em um ou mais parâmetros: eficácia da hemodialise (Kt/V); capacidade física funcional; depressão; qualidade de vida (QV); força muscular; alterações cardiovasculares; atividade física diária; sono; equilíbrio e síndrome de pernas inquietas.

Conclusão:

A literatura encontrada permite-nos concluir que programas de EFI são de execução simples e pouco dispendiosos, apresentam vários benefícios para os hemodialisados sem prejuízo da eficácia dialítica.

Keywords : hemodialise; exercício intradialíatico; benefícios; qualidade de vida; ganhos em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese