SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1FRAGILIDAD EN ANCIANOS RESIDENTES EN EL HOGAR INSCRITOS EN UNIDAD DE SALUD EN EL NORTE DE PORTUGALMOVILIZACIÓN TEMPRANA DE PACIENTES EN LA UNIDAD DE CUIDADOS INTENSIVOS: CONTRIBUCIÓN A LA ENFERMERÍA DE REHABILITACIÓN. UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

LIMA, Andreia Maria et al. ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO: DIFERENCIAÇÃO NA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DO IDOSO. RPER [online]. 2021, vol.4, n.1, pp.15-22.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2021.v4.n1.152.

Introdução:

A promoção da autonomia, através do recurso a intervenções de enfermagem que promovem a capacidade física, cognitiva e de integração social, são competências acrescidas dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação, pelo que importa perceber se nas suas práticas estes profissionais, investem nesta promoção.

Objetivos:

Identificar e comparar a perceção dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação e enfermeiros especialistas de outras áreas de especialidade.

Metodologia:

Estudo descrito-correlacional, transversal, quantitativo e com amostragem não probabilística em bola de neve. Para a colheita de dados foi utilizado a Escala de Autoavaliação da Autonomia dos Idosos, entre setembro e outubro de 2020.

Resultados:

Trata-se de uma amostra de 151 enfermeiros especialistas, 72 especialistas em enfermagem de reabilitação e 79 especialistas de outras áreas de especialidade. Todos os enfermeiros especialistas promovem a autonomia dos idosos, contudo, com menos visibilidade no desenvolvimento de intervenções de atividades instrumentais de vida diárias. Os enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação percecionam promover mais a autonomia dos idosos no total da escala (p<0,05), verificando-se uma diferença maior em relação ao desenvolvimento de intervenções físicas e cognitivas (<0,001).

Conclusão:

Todos os enfermeiros especialistas percebem que promovem a autonomia do idoso, mas apresentam fragilidades em termos de intervenções que promovam atividades instrumentais de vida diária. Os enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação percebem que promovem mais a autonomia dos idosos, provavelmente devido à implementação de programas de reabilitação voltados para essa promoção.

Palabras clave : Assistência ao paciente; Cuidados de enfermagem; Autonomia pessoal; Promoção da saúde; Especialidades de enfermagem; Padrões de prática em Enfermagem;.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )