SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO EM TRANSPLANTE CARDÍACO (ERTXC) - APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃOPREVENÇÃO DE LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NOS CUIDADORES INFORMAIS DE DOENTES DEPENDENTES NO DOMICÍLIO: Intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

TEIXEIRA, Helena; PALMA, Magali; VIEIRA, João Vítor  e  BULE, Maria José. A PESSOA SUBMETIDA A PRÓTESE PARCIAL DA ANCA: RELATO DE CASO. RPER [online]. 2021, vol.4, n.1, pp.47-55.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2021.v4.n1.163.

Introdução:

A fratura do fémur é um traumatismo que ocorre, frequentemente, em consequência de queda, sobretudo nos idosos. O enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação é um profissional com competências que visam a restituição da funcionalidade, a minimização da incapacidade e dependência e o aumento da autonomia e da qualidade de vida.

Objetivo:

Identificar os ganhos de um programa de reabilitação dirigido à pessoa submetida a prótese parcial da anca no internamento em Unidade de Convalescença.

Método:

Estudo de caso descritivo de acordo com as guidelines da CAse REport (CARE). Após identificação das alterações músculo-esqueléticas, da funcionalidade e da definição dos diagnósticos, foi implementado um programa de reabilitação individualizado e dirigido aos objetivos e aos diagnósticos, destacando-se as intervenções de reeducação funcional motora e o treino de atividades de vida diárias.

Resultados:

Comprovou-se o aumento da força muscular dos membros inferiores e superiores, o aumento da amplitude articular das articulações dos membros inferiores, a melhoria no autocuidado andar com auxiliar de marcha e transferir-se e a diminuição do risco de queda.

Conclusões:

Os resultados revelam efetividade das intervenções de enfermagem de reabilitação na pessoa submetida a prótese parcial da anca, ao nível da força e amplitude de movimentos e na execução e intensidade da marcha.

Palavras-chave : Enfermagem; Prótese Parcial; Reabilitação; Enfermagem em Reabilitação;.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )