SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2LA PERSONA QUE SE SOMETE A UMA PRÓTESIS TOTAL DE CADERA POR COXARTROSIS: RELATO DE CASOTraducción y adaptación transcultural de la Rancho Los Amigos Levels of Cognitive Functioning Scale al Portugués Europeo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

PEREZ, Marta Lopez et al. A relevância da enfermagem de reabilitação no serviço de urgência: focus group. RPER [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.30-37.  Epub 03-Dic-2021. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2021.183.

Introdução:

Os instrumentos reguladores da profissão declaram a necessidade de se incluirem nos serviço de urgência (SU) Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação (EEER). Neste contexto procurou-se compreender a relevância do contributo do EEER no contexto atual nos SU.

Metodologia:

Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com recurso a focus group como técnica de recolha de dados, numa amostra intencional de oito enfermeiros peritos, quatro deles na área da urgência e quatro EEER.

Resultados:

Duas categorias emergem: organização dos cuidados, com maior relevância atribuída às subcategorias equipas e organização dos SU, com um peso 18,0% e 12,8% respetivamente na totalidade do discurso; e prestação dos cuidados, com maior relevância atribuída às subcategorias prevenção de complicações e capacitação da pessoa/cuidador para a alta, com um peso 11,9% e 11,6% respetivamente.

Discussão:

Corroborando os achados deste estudo, a evidência salienta a relevância nos domínios da liderança e cuidados interprofissionais, havendo igualmente ganhos percebidos a nível respiratório e motor.

Conclusão:

Os participantes identificam ganhos da integração do EEER no SU na organização do serviço e na prestação de cuidados, evidenciando a complementaridade entre competências comuns e específicas, indo assim ao encontro dos referenciais da profissão sobre a necessidade de dotar estes contextos destes profissionais.

Palabras clave : Serviço Hospitalar de Emergência; Enfermagem em Reabilitação; Enfermeiros; Papel do Profissional de Enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )