SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Lazer: um contributo da enfermagem de reabilitação na autonomia da pessoa com dpocContributos da Telerreabilitação Respiratória para a Prática Clínica em Pandemia. Uma Reflexão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

VENTURA-SILVA, João Miguel Almeida et al. O processo de trabalho dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação numa ótica marxista. RPER [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.72-80.  Epub 03-Dez-2021. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2021.73.

Introdução:

o processo de trabalho dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação centra-se nas pessoas com necessidades de cuidados de Enfermagem de Reabilitação, visando promover a sua capacitação, maximização da funcionalidade e independência. À luz da teoria marxista, esta transformação dinâmica do trabalho, através de ações específicas, permite a estes profissionais organizarem o trabalho, através de um método, recorrendo a instrumentos para alcançar o produto final.

Objetivo:

compreender o processo de trabalho dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação à luz do referencial de Marx.

Metodologia:

estudo teórico-reflexivo sustentado no referencial de Marx e na revisão da literatura nas bases de dados e documentos legais. A colheita de dados ocorreu em fevereiro de 2021, tendo sido realizada posteriormente a análise temática.

Resultados:

emergiram três áreas temáticas - o objeto de trabalho e produto final do processo de trabalho, elementos do processo de trabalho e dimensões do processo de trabalho.

Discussão:

a sustentação do processo de trabalho dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação no referencial de Marx, evidencia contributos significativos para a compreensão da organização do trabalho destes profissionais e dos fatores que o possam influenciar, permitindo um exercício profissional seguro e de qualidade.

Conclusão:

a análise teórico-reflexiva ao processo de trabalho destes profissionais confirma a pessoa com necessidades de cuidados de reabilitação como objeto de trabalho destes enfermeiros, sua atuação no assistir, gerir, investigar, educar e agir politicamente, sendo que as condições de trabalho marcam as facilidades ou dificuldades para concretização da finalidade do seu trabalho.

Palavras-chave : Enfermagem em Reabilitação; Trabalho; Prática Profissional; Organização e Administração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )