SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Contributions of Respiratory Rehabilitation to Clinical Practice in a Pandemic. A Reflection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Print version ISSN 2184-965XOn-line version ISSN 2184-3023

Abstract

PRAZERES, Virgínia Maria Pereira; RIBEIRO, Catarina Dias  and  MARQUES, Goreti Filipa Santos. Contributo da Enfermagem de Reabilitação nas Unidades de Cuidados Intensivos. RPER [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.88-92.  Epub Dec 03, 2021. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2021.158.

Introdução:

Atualmente, reconhece-se que tão importante quanto sobreviver à doença crítica, é viver com qualidade, dignidade e pleno exercício da cidadania, após a alta dos cuidados intensivos. Este reconhecimento, coloca um foco importante no papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Objetivos:

Refletir sobre o contributo da Enfermagem de Reabilitação nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Principais tópicos em análise:

as complicações decorrentes do internamento em cuidados intensivos; o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação nas Unidades de Cuidados Intensivos; critérios de segurança para a reabilitação precoce; e as barreiras e fatores facilitadores na reabilitação precoce nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Conclusão:

a presença dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação nas Unidades de Cuidados Intensivos, de modo consistente e sustentado, é imperativa. As suas intervenções, baseadas na melhor evidência disponível e atentas à segurança da pessoa em situação crítica, podem contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados, o que acarreta benefícios quer para a pessoa doente/família quer para as instituições hospitalares.

Keywords : Enfermagem em Reabilitação; Unidades de Cuidados Intensivos; Estado crítico; Mobilização precoce.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )