SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Terapia de espelho na reabilitação do membro superior pós Acidente Vascular Cerebral - Estudo de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

VIANNA, Vanessa et al. Barreiras de acessibilidade e mobilidade urbana para atendimento em centro especializado de reabilitação física. RPER [online]. 2022, vol.5, n.1, pp.5-14.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2021.190.

Introdução:

Este estudo teve como objetivo compreender a perceção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida quando se deparam com barreiras de acessibilidade para atendimento em um centro especializado de reabilitação.

Metodologia:

Estudo qualitativo descritivo-exploratório, realizado em 2019, com 90 utilizadores do programa de reabilitação física da Região Metropolitana I, do Rio de Janeiro, Brasil. A colheita de dados realizou-se através de entrevistas semiestruturadas e foram analisados com base na análise de conteúdo, abordagem temática.

Resultados:

Os depoimentos convergiram em duas categorias, que evidenciaram as precárias condições de acessibilidade nas calçadas, ruas, nos transportes públicos, constituindo fatores determinantes para o aumento da dependência das pessoas para se locomover.

Discussão:

Os relatos dos participantes deste estudo revelaram que o enfrentamento diário de barreiras arquitetónicas e atitudinais comprometem diversos aspetos. A falta de empatia dos outros, as precárias condições de manutenção nos transportes públicos, contribuem para que as pessoas se sintam desrespeitadas, invisíveis, excluídas no direito fundamental de ir e vir.

Conclusão:

Constatamos que os participantes enfrentam barreiras arquitetónicas e atitudinais inaceitáveis do ponto de vista social e inclusivo, agravadas por comportamentos desrespeitosos e transgressores das leis, da falta de planeamento de mobilidade urbana, comprometendo ganhos funcionais para sua independência no direito de ir e vir.

Palavras-chave : Liberdade de Circulação; Acessibilidade Arquitetónica; Centros de Reabilitação; Pessoas com Deficiência; Limitação da Mobilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )