SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Barreiras de acessibilidade e mobilidade urbana para atendimento em centro especializado de reabilitação físicaPosicionamentos em padrão antiespástico: Olhar sobre as práticas dos enfermeiros no contexto hospitalar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

FREITAS, Catarina; RODRIGUES, Clara; PRATAS, Luís  e  ALMEIDA, Susana. Terapia de espelho na reabilitação do membro superior pós Acidente Vascular Cerebral - Estudo de caso. RPER [online]. 2022, vol.5, n.1, pp.15-19.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2021.192.

Introdução:

A perda da função motora dos membros superiores é um dos défices mais debilitantes após Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Terapia de Espelho (TE) é uma abordagem promissora que visa melhorar a aprendizagem motora e promover a reorganização neural por meio de diferentes entradas aferentes e padrões de feedback visual.

Objetivo:

Identificar os ganhos obtidos pela intervenção do enfermeiro de reabilitação através de um protocolo de TE.

Método:

Trata-se de um estudo de caso, com um desenho experimental de caso único, onde foi selecio nado um indivíduo do sexo masculino, 78 anos, hemiparesia à esquerda, devido a AVC isquémico, com boa capacidade cognitiva. Protocolo de intervenção de 15 sessões, com duração de 30 minutos, onde foi implementada a TE. Os ins trumentos utilizados foram: Questionário Mini Mental State Examination (MMSE); Escala Motor Activity Log (MAL); Disabilities of the Arrm, Shouder and Hand (DASH) e a Escala de movimento da mão (MM).

Resul tados:

Foi observada uma melhoria através do ganho da independência e habilidade motora no membro superior parético pós AVC, após intervenção com TE.

Discussão:

O paciente avaliado evidenciou melhoria motora durante as atividades de vida diárias (AVD). Este resultado é corroborado por outros estudos de aplicação da TE e o uso da imagética motora, após AVC.

Conclusão:

A TE gerou efeitos positivos na função motora, do paciente avaliado.

Palavras-chave : Terapia de Espelho; Acidente Vascular Cerebral; Enfermagem em Reabilitação; lateralidade de controlo motor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )