SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Terapia Vibro-Oscilatória na Reabilitação da Função Respiratória da Pessoa com Atelectasia Pulmonar: Relato de CasoFortalecimento muscular e aumento da amplitude articular na pessoa submetida a artroplastia total do joelho: Estudo de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

BARBOSA, Filipa; FIGUEIREDO, Paula; MESQUITA, Ana  e  PESTANA, Helena. FADIGA NA PESSOA COM SEQUELAS DA COVID-19, UMA PROPOSTA DE REABILITAÇÃO: ESTUDO DE CASO. RPER [online]. 2022, vol.5, n.1, pp.40-50.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2022.185.

Introdução:

A COVID-19 pode causar sequelas persistentes, sendo a mais descrita a fadiga. Os enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação são portadores de conhecimento especializado no controlo e redução da mesma.

Objetivo:

Pretende-se identificar os ganhos sensíveis à reabilitação respiratória no foco de ventilação e intolerância à atividade; analisar a tolerância ao esforço na pessoa após infeção por COVID-19 e verificar a efetividade das intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação no controlo e redução da fadiga em pessoas com sequelas de COVID-19.

Método:

Estudo de caso com recolha de dados quantitativos e qualitativos. Apresenta-se o caso de uma pessoa com sequelas pós-COVID e fraqueza muscular adquirida nos cuidados intensivos, caracterizada por uma ventilação ineficaz e intolerância à atividade.

Resultados:

O processo de enfermagem, integrou as recomendações de reabilitação respiratória da Sociedade Chinesa de Medicina de Reabilitação, com 14 sessões verificou-se: redução de fadiga, aumento da capacidade vital, aumento das distâncias percorridas e aumento da autonomia na realização das AVD.

Conclusões:

Com a implementação de um plano de cuidados de enfermagem de reabilitação individualizado é possível atuar no controlo e redução da fadiga em pessoas com sequelas da COVID-19, proporcionando ganhos em saúde sensíveis aos cuidados aos cuidados de enfermagem de reabilitação.

Palavras-chave : Fadiga; Reabilitação Respiratória; COVID-19; Enfermagem de Reabilitação; Intolerância à atividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )