SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1FADIGA NA PESSOA COM SEQUELAS DA COVID-19, UMA PROPOSTA DE REABILITAÇÃO: ESTUDO DE CASOPrevalência da disfagia em idosos institucionalizados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

LEITAO, João; VIGIA, Carla; MESQUITA, Cristina  e  PESTANA, Helena. Fortalecimento muscular e aumento da amplitude articular na pessoa submetida a artroplastia total do joelho: Estudo de caso. RPER [online]. 2022, vol.5, n.1, pp.51-59.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2022.188.

Introdução:

A gonartrose caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular e manifesta-se por dor incapacitante, rigidez articular e atrofia muscular. A artroplastia total do joelho é uma opção terapêutica, que tem a finalidade de aliviar quadro álgico, melhorar a amplitude articular e a funcionalidade. Requer, contudo, um plano de reabilitação que inclua um conjunto de intervenções terapêuticas de modo a proporcionar o fortalecimento muscular e o aumento da amplitude articular do joelho, que garantam a independência nas atividades de vida e a melhoria da funcionalidade da pessoa.

Objetivo:

Identificar o impacto do plano de reabilitação ao nível da força muscular e da amplitude articular, numa pessoa submetida a artroplastia total do joelho.

Metodologia:

Estudo de caso que respeita as guidelines CAse REport, em que se apresenta o caso de uma pessoa submetida a artroplastia total do joelho. Foram utilizados como instrumentos de avaliação, a escala de força muscular modificada da Medical Research Council, goniometria, Índice de Barthel e Timed up and go test.

Resultados:

Verificou-se ganhos no aumento da flexão do joelho de 55º para 85º, na força muscular dos segmentos articulares coxofemoral e joelho esquerdo e na independência funcional da pessoa, obtendo um score total de 95 no Índice de Barthel e um tempo de 38 segundos no Timed up and go test.

Conclusão:

O plano de reabilitação implementado contribuiu beneficamente na recuperação da pessoa submetida a artroplastia total do joelho, melhorando a sua funcionalidade.

Palavras-chave : Artroplastia Total do Joelho; Amplitude articular; Força muscular; Enfermagem de Reabilitação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )