SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Rehabilitación Respiratoria en Ancianos, en el Contexto de Atención Aguda: Revisión Sistemática de la LiteraturaIntervenciones de Enfermeria de Rehabilitación en la Mujer con Disfunción del Suelo Pélvico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

LIMA, Andreia Maria et al. Ferramentas de avaliação para avaliar a independência: uma Scoping Review. RPER [online]. 2022, vol.5, n.1, pp.77-89.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2022.193.

Introdução:

A independência é uma área privilegiada de intervenção do enfermeiro. A maioria das situações que motivam os internamentos, levam a uma considerável diminuição da independência da pessoa. Existem muitas escalas que mensuram a independência, pelo que é importante conhecê-las e aplicá-las adequadamente.

Metodologia:

Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados: Scopus (excluindo MEDLINE), CINAHL complete (via EBSCO, Excluindo MEDLINE) e MEDLINE (via PubMed).

Resultados:

Após a análise segundo os critérios de inclusão estabelecidos, foram selecionados 26 artigos, os quais fazem alusão a seis instrumentos diferentes que avaliam a independência, a saber: Functional Independence Measurement, Instrumental Activity of Daily Living Scale, Barthel Index, Katz Index of Independence in Activities of Daily Living, a Assessment of Living Skills and Resources e a Utrecht Scale for Evaluation of Rehabilitation.

Discussão:

Os títulos dos instrumentos por vezes não traduzem se mensuram apenas e/ou só a independência. Quando combinada a aplicação dos diferentes instrumentos, poderá no seu conjunto dar resposta ao conceito de independência.

Conclusão:

Na prática clínica é importante conhecer todos os instrumentos ao dispor para a sua aplicação, conhecendo também as suas caraterísticas e aplicabilidade. Reconhece-se que os resultados da aplicação destas ferramentas, permite caraterizar as necessidades das pessoas e responder de uma forma atempada a essas necessidades.

Palabras clave : Vida independente; Assistência ao paciente; Promoção da saúde; Enfermagem em reabilitação; Pesos e medidas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )