SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A criança com Dispneia no serviço de urgência: Dados epidemiológicos à para intervenção dos enfermeiros de reabilitaçãoEfetividade do programa AsmaSemCrise na autogestão da asma índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

BARROS, Carla; PINHEIRO, Mónica  e  PINHEIRO, Germana. Papel do Enfermeiro de Reabilitação à Pessoa em situação Crítica com COVID-19: Estudo de caso. RPER [online]. 2022, vol.5, n.2, e249. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2022.249.

Introdução:

A COVID-19 pode provocar doença moderada a severa com internamento prolongado em unidade de cuidados intensivos tendo repercussões a nível respiratório, motor e cognitivo. Como tal é importante perceber o contributo dos enfermeiros de reabilitação na recuperação da pessoa em situação crítica.

Metodologia:

Estudo de caso do tipo descritivo de acordo com as guidelines do Case Report. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, com 67 anos, internado na medicina interna, área dedicada a COVID-19, com o diagnóstico de pneumonia por COVID-19. Os focos de atenção foram o autocuidado, a força muscular, o equilíbrio, a marcha, a ventilação, e a deglutição. Face a estes focos foi delineado e implementado um plano de intervenção de acordo com a evolução da pessoa e posteriormente reavaliados os principais outcomes .

Resultados:

Com cinco dias de intervenção a pessoa, segundo a escala de Barthel melhorou de um score 5 para 65; Borg score de 8 para 3; FiO2 35% para 21%; Tinetti 0/0 para 11/9; força muscular medical research council (MRC) score 2 para 4 e gugging swallowing screen (GUSS) score 5 para 8.

Discussão:

O estudo de caso evidencia a necessidade e importância da implementação de um plano de cuidados adequados a cada pessoa, tendo por base critérios de segurança e progredindo conforme a tolerância da pessoa.

Conclusão:

Com as intervenções do Enfermeiro Especialista em enfermagem de Reabilitação é possível reduzir as sequelas decorrentes do internamento em UCI.

Palavras-chave : Estudo de caso; Enfermagem em Reabilitação; COVID-19; exercícios respiratórios; plano de cuidados de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )