SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2The role of Rehabilitation Nurse with COVID 19 critical patient: Case ReportNursing care in acute context for people with spinal cord injury: scoping review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Print version ISSN 2184-965XOn-line version ISSN 2184-3023

Abstract

SILVA, Liliana  and  RODRIGUES, Luciana. Efetividade do programa AsmaSemCrise na autogestão da asma. RPER [online]. 2022, vol.5, n.2, e261. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2022.261.

A asma tem um grande impacto na qualidade de vida e a maioria das pessoas apresenta-a na sua forma ligeira a moderada que pode ser facilmente controlada. Contudo, 88% das pessoas com asma não controlada consideravam ter a sua doença controlada. A enfermagem de reabilitação releva para a capacitação da pessoa para a gestão da sua doença e as redes sociais poderão representar uma alternativa e uma oportunidade para levar às pessoas a informação e as ferramentas necessárias para a autogestão.

Um estudo quasi-experimental pretendeu avaliar se existem diferenças no controlo sintomático da asma, avaliado pelo Teste de Controlo da Rinite Alérgica e Asma (CARAT), entre um grupo de pessoas com asma que adquiriu um programa de acompanhamento online sobre autogestão de asma, AsmaSemCrise, e um grupo de pessoas com asma que não teve acesso a essa informação. Este programa constou de teleconsultas individuais e em grupo onde se desenvolveu educação terapêutica e treino de exercícios individualizados.

No grupo AsmaSemCrise os indivíduos aumentaram, em média, 12.4 pontos no score total do CARAT. Estas diferenças foram estatisticamente significativas, ao contrário das diferenças observadas no grupo de controlo.

O programa AsmaSemCrise contribui para a capacitação para a autogestão da asma, refletindo-se no aumento do score do teste CARAT, seja ao nível dos sintomas de rinite alérgica ou de asma, indicando melhor controlo da doença.

Este tipo de intervenção poderá representar uma resposta aos novos tempos, recorrendo às redes sociais para educar e capacitar a pessoa para a gestão da sua doença.

Keywords : Asma; Reabilitação respiratória; Autogestão; Enfermagem de reabilitação; Redes sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )