SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Cuidados de Enfermagem em Contexto Agudo à Pessoa com Lesão Medular: Scoping reviewA Formação sobre Assistência de Reabilitação na Enfermagem em Portugal de 1881 a 1966 - Enquadramento Legislativo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

NOVO, André et al. A Intervenção dos Enfermeiros de Reabilitação na Pessoa com Síndrome de Pusher: Revisão Integrativa. RPER [online]. 2022, vol.5, n.2, e209. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2022.209.

Introdução:

A síndrome de pusher é uma perturbação postural pouco conhecida, mas relativamente frequente. Verifica-se quando os doentes sentados ou em posição ortostática utilizam os membros não paréticos para empurrar (push) no sentido do lado parético, o que resulta numa postura inclinada, resistindo com o lado não parético a qualquer tentativa de correção postural. Esta condição é um desafio para os Enfermeiros de Reabilitação. O objetivo deste estudo é identificar as estratégias a utilizar nos cuidados de Enfermagem de Reabilitação à pessoa com síndrome de pusher após AVC.

Metodologia:

Revisão integrativa da literatura, com síntese narrativa de 9 artigos resultantes da pesquisa na Medline e Web of Science.

Resultados:

As estratégias definidas para capacitar a pessoa com síndrome de pusher passam por orientar a pessoa no sentido da sua linha média, recorrendo a estratégias de feedback visual. Treinos de equilíbrio, exercícios de facilitação cruzada e de alternância de peso, treinos de levantar/sentar com transferência de peso para o lado não afetado e treinos de transferência com orientação verbal e auxílio de profissionais, em ambos os lados, demonstram-se fundamentais. O espelho é um recurso frequente nos estudos analisados.

Conclusão:

Existe escassa evidência sobre as estratégias a utilizar na pessoa com síndrome de pusher. O uso de instrumentos de avaliação permite caracterizar a perturbação postural, sendo determinante no planeamento dos cuidados. A colocação de espelho quadriculado nas enfermarias e/ou casas de banho das unidades/serviços constitui um recurso fundamental.

Palavras-chave : Equilíbrio Postural; Reabilitação Neurológica; Acidente Vascular Cerebral; Limitação da Mobilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )