SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A Intervenção dos Enfermeiros de Reabilitação na Pessoa com Síndrome de Pusher: Revisão IntegrativaReabilitar em contexto de pandemia pela COVID-19: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

CORREIA, Nuno et al. A Formação sobre Assistência de Reabilitação na Enfermagem em Portugal de 1881 a 1966 - Enquadramento Legislativo. RPER [online]. 2022, vol.5, n.2, e260. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2022.260.

Introdução:

O início da formação sobre assistência de reabilitação na Enfermagem foi complexo, sendo que a especialidade apenas se associou à disciplina em 1965 com o surgimento do primeiro curso pós-graduado. O objetivo deste estudo é descrever a formação acerca da assistência de reabilitação na enfermagem entre 1881 e 1966, tendo em conta o seu enquadramento legislativo.

Metodologia:

Recurso ao método histórico com análise documental e interpretação hermenêutica das fontes com referência à formação em enfermagem sobre assistência de reabilitação na enfermagem publicadas entre 1881 e 1966 após recolha documental no Diário do Governo.

Resultados:

Foram analisados 41 documentos entre Portarias e Decretos-Lei publicados com referência à formação em enfermagem e que contemplassem aspetos inerentes ao processo de recuperação e reabilitação incluindo planos de estudo.

Discussão:

Foi notória, numa fase inicial, a inclusão da assistência de reabilitação na formação em enfermagem em Portugal, principalmente no curso de enfermagem da cruzada das mulheres. Contudo, verificou-se alguma estagnação até à altura da Guerra Colonial, tendo sido a partir de 1961 aprovadas pelo Governo um conjunto de medidas que vieram preparar o caminho para a programação do primeiro curso pós-graduado de especialização em 1965.

Conclusão:

A formação acerca da assistência de reabilitação na enfermagem desenvolveu-se com avanços e recuos sobre influência de uma panóplia de alterações políticas e sociodemográficas. A Guerra Colonial em Portugal veio enfatizar necessidades que já eram sentidas anteriormente, criando as condições para a sua inclusão de forma muito específica na enfermagem a partir de 1965.

Palavras-chave : educação em enfermagem; enfermeiros; história da enfermagem; reabilitação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )