SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A Formação sobre Assistência de Reabilitação na Enfermagem em Portugal de 1881 a 1966 - Enquadramento LegislativoReabilitação respiratória em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica - Protocolo de estudo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

LEONOR, Maria Arminda; TEIXEIRA, Marlene; PEREIRA, Silvia  e  RIBEIRO, Olga. Reabilitar em contexto de pandemia pela COVID-19: um relato de experiência. RPER [online]. 2022, vol.5, n.2, e194. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2022.194.

Contextualização:

O surgimento de uma nova doença na China, provocada por uma estirpe de coronavírus (SARS-CoV-2), rapidamente teve impacto a nível Mundial, obrigando a uma reestruturação social e de saúde.

Objetivo:

Relatar a experiência vivenciada pelos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação durante a prestação de cuidados especializados num serviço coorte de doentes com COVID-19.

Método:

Relato de experiência, descritivo e retrospetivo, referente ao exercício profissional dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação de um serviço coorte de doentes com COVID-19, num hospital do Norte de Portugal, no período de fevereiro de 2020 a julho de 2021.

Resultados:

Desde o início da pandemia, foi exigido aos serviços de saúde e aos profissionais, uma capacidade de adaptação sem precedentes, no sentido de gerir com mais eficácia os cuidados a prestar aos doentes com COVID-19. Numa fase inicial, os enfermeiros de reabilitação foram fundamentais na gestão da equipa e determinantes na conceção, implementação e reformulação dos cuidados, atuando sempre no sentido de promover a recuperação, a qualidade de vida e diminuir a incapacidade. Nos registos no Sclínico, verificou-se que as atividades diagnósticas e intervenções mais frequentes estavam focadas na reabilitação respiratória, sem, no entanto, menosprezar a reabilitação motora.

Conclusão:

O facto de algumas das intervenções especializadas não terem sido asseguradas diretamente, pode ter retardado a obtenção de ganhos em saúde. No entanto, apesar de todas as dificuldades, os enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação tiveram um papel preponderante nas transições vivenciadas pelos doentes com COVID-19, sem nunca descurarem o envolvimento dos cuidadores.

Palavras-chave : Enfermagem em Reabilitação; Pandemia; Infeções por Coronavírus.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )