SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Ganancias del programa de rehabilitación y educación para personas con insuficiencia cardíaca (Programa REPIC)Intervención de la Enfermera Rehabilitadora en Mujeres con Incontinencia Urinaria tras ictus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

SA, Neusa et al. Programa de Enfermagem de Reabilitação na pessoa com Deglutição Comprometida em contexto de AVC: Estudo Exploratório. RPER [online]. 2023, vol.6, n.1, e265.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2023.265.

Introdução:

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal e um dos principais responsáveis pela presença de compromisso na deglutição. A avaliação e despiste da deglutição comprometida são reconhecidos como indicadores de qualidade dos cuidados de saúde. A Enfermagem de Reabilitação assume grande importância na deteção precoce do compromisso na deglutição bem como na definição de um programa de reabilitação que vise a reaquisição de capacidades e a prevenção de complicações. Este estudo pretende analisar os efeitos de um programa desenvolvido por enfermeiros de reabilitação na reeducação funcional da pessoa com deglutição comprometida em contexto de AVC.

Método:

Estudo quantitativo, exploratório, descritivo e retrospetivo.

Resultados:

Foram avaliados 218 indivíduos. A população avaliada é predominantemente do sexo masculino, a média de idade foi de 73 anos e o evento vascular predominante foi o AVC isquémico. À admissão 50,5% dos participantes apresentavam compromisso na deglutição. Destes, 13,5% desenvolveram infeção respiratória. Inicialmente foram incluídos no estudo 110 pessoas. 6 destas faleceram, pelo que os dados finais referem-se a 104 pessoas. Estabeleceram-se relações estatisticamente significativas entre o compromisso na deglutição e pontuações mais elevadas na NIHSS.

Conclusão:

A maioria das pessoas apresentou melhoria na capacidade de deglutição após a intervenção do enfermeiro de reabilitação através de um programa de reabilitação estruturado. O compromisso na deglutição relaciona-se com pontuações mais elevadas na National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS), não se tendo estabelecido relação com outras variáveis como a tipologia e localização do AVC.

Palabras clave : Enfermagem em reabilitação; Acidente Vascular Cerebral; Transtornos da deglutição; Reabilitação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )