SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Programa de Enfermería de Rehabilitación para personas con alteración de la deglución en contexto de Ictus: Estudio ExploratorioContribución de los enfermeros de rehabilitación en un servicio de medicina interna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versión impresa ISSN 2184-965Xversión On-line ISSN 2184-3023

Resumen

BRAGA, Marta et al. Intervenção do Enfermeiro Especialista em Reabilitação em Mulheres com Incontinência Urinária, após o AVC. RPER [online]. 2023, vol.6, n.1, e288.  Epub 22-Sep-2023. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2023.288.

Introdução:

A incontinência urinária tem uma grande prevalência em utentes com AVC. O tratamento conservador é o mais recomendado, pois envolve menor custo financeiro e menos efeitos colaterais. Este estudo objetiva: Avaliar o efeito de um Programa de Reabilitação na Gestão da Incontinência Urinária na mulher após a ocorrência do AVC.

Metodologia:

Trata-se de um Estudo de Casos Múltiplos, de método quantitativo. A amostra foi constituída por (n=5) mulheres com idade entre 53 e 87 anos. Foi aplicado um programa de reabilitação desde a deteção da incontinência urinária, até ao momento da alta. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Autoeficácia de Broome e Diário Miccional.

Resultados:

Este estudo permitiu concluir que as utentes que inicialmente apresentavam urgência e perdas de urina, deixaram de ter. Nos scores da escala de autoeficácia de Broome: na 1ª avaliação, na parte A e B todas apresentaram baixa autoeficácia, exceto o Caso 8 que na parte B obteve autoeficácia moderada. Na 2ª avaliação todas obtiveram elevada autoeficácia.

Discussão:

Quando se compara o pré e pós do programa, verifica-se que todas obtiveram resultados positivos em relação à urgência urinária, perdas de urina, assim como ao nível de confiança na realização das contrações dos músculos pélvicos, sem que ocorram perdas de urina.

Conclusão:

O programa de reabilitação para a gestão da incontinência urinária, teve um efeito positivo em todas as utentes do estudo.

Palabras clave : Acidente Vascular Cerebral; Enfermagem em Reabilitação; Incontinência Urinária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )