SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Intervenção do Enfermeiro Especialista em Reabilitação em Mulheres com Incontinência Urinária, após o AVCTradução E Adaptação Transcultural Do Índice De Vulnerabilidade Clínico-Funcional (Ivcf-20) Para Português Europeu índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

VENANCIO, Sara Soares. Contributos dos enfermeiros de reabilitação num serviço de medicina interna. RPER [online]. 2023, vol.6, n.1, e255.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2023.255.

Com o envelhecimento da população portuguesa, o aumento das patologias chamadas crónicas e o maior grau de dependência dos clientes, torna-se imprescindível a alocação de Enfermeiros Especialistas em Reabilitação (EEER) nos serviços de Medicina Interna. Desta forma, é também importante a avaliação da sua presença, para que se possa realizar um planeamento das intervenções.

É neste contexto que surge esta investigação; trata-se de um estudo quantitativo, transversal e retrospetivo realizado num serviço de medicina de um hospital da região norte de Portugal e tem como principal objetivo descrever a atividade de enfermagem de reabilitação, de forma a fomentar o espírito de autocrítica, permitindo um melhor planeamento da prestação de cuidados especializados.

Durante o período compreendido entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020 deram entrada no serviço em causa 1786 clientes; destes, 882 tiveram implementados planos de enfermagem de reabilitação. Foram realizadas 4130 intervenções, sendo que as mais frequentes foram “cinesioterapia respiratória” e “fortalecimento muscular”. Também se optou por comparar a produtividade dos dois anos uma vez que o número de recursos humanos foi diferente tendo-se concluído que durante o ano 2020 conseguiu-se alcançar mais 236 clientes do que no ano anterior o que permite inferir que a resposta pode ser melhorada alocando mais enfermeiros de reabilitação ao serviço. Sugere-se que sejam implementados programas específicos para as patologias mais frequentes (doenças e perturbações do aparelho respiratório e do aparelho circulatório) e que sejam realizados estudos randomizados que permitam comprovar a eficácia dos programas de reabilitação.

Palavras-chave : enfermagem de reabilitação; medicina interna; estudo quantitativo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )