SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Evolução da Funcionalidade em Utentes Seguidos em Contexto Domiciliário por uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

PIRES, Barbara; PADILHA, Miguel  e  SILVA, Rui. IMPACTE DA PANDEMIA SOBRE OS ENFERMEIROS ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO E OS CUIDADOS PRESTADOS. RPER [online]. 2023, vol.6, n.2, e312. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2023.312.

Introdução:

A pandemia por COVID-19 conduziu à readaptação e reorganização dos sistemas de saúde.

Objetivos:

Caraterizar o impacte da pandemia por COVID-19 nos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação; identificar o impacte da pandemia por COVID-19 nos cuidados especializados de enfermagem de reabilitação disponibilizados às populações; identificar o impacte da pandemia por COVID-19 nas estratégias de atualização técnico-científica dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação; tendo ainda como finalidades disponibilizar informação aos decisores para uma melhor gestão de recursos humanos/profissionais; e, disponibilizar informação aos decisores para uma melhor gestão de cuidados de enfermagem especializados às populações.

Metodologia:

Estudo observacional, descritivo e transversal. Amostra não probabilística, de conveniência, de enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação, sócios da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação. Questionário online. Análise descritiva e inferencial. O questionário foi submetido para resposta durante o período entre 2 de marco de 2022 e 11 de abril de 2022, tendo obtido um total de 160 questionários respondidos.

Resultados:

Durante o período da pandemia pelos EEER verificou-se um impacte negativo nas dimensões “tempo para os amigos” e “tempo para o lazer pessoal”, e um impacte positivo nas dimensões “relacionamento com os colegas de trabalho” e “disponibilidade de equipamentos de proteção individual”. No futuro verificou-se uma perceção de impacte negativo nas dimensões “atividades burocráticas”, “saúde pessoal”, “tempo para os amigos”, e “tempo para o lazer pessoal”, e um impacte positivo nas dimensões “disponibilidade de equipamentos de proteção individual” e “organização do espaço físico no local de trabalho”.

Conclusão:

A pandemia por COVID-19 apresentou um impacte nos EEER e nos cuidados especializados prestados. Recomendam-se estudos futuros que permitam conhecer este impacte a longo prazo, ou direcionados para as intervenções autónomas dos EEER tornam-se pertinentes.

Palavras-chave : COVID-19; Enfermagem de reabilitação; Avaliação do Impacto na Saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )