SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número10Networked Individuals and Covid-19 Emergence: Communication Challenges in Pandemic Times in Brazil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Journal of Digital Media and Interaction

versão impressa ISSN 2184-3120

Resumo

CLETO, Bárbara; FERREIRA, Maria  e  CARVALHO, Ricardo. Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal. JDMI [online]. 2021, vol.4, n.10, pp.97-112.  Epub 29-Jul-2021. ISSN 2184-3120.  https://doi.org/10.34624/jdmi.v4i10.24712.

Neste artigo apresenta-se um estudo sobre a utilização das tecnologias Extended Reality (XR) pelos professores de ensino básico e secundário, a finalidade deste trabalho foi o de compreender se os professores conhecem e usam estas tecnologias nas suas práticas letivas; de que forma utilizam esta estratégia de ensino na sua prática docente e ainda, se têm interesse em utilizar estas tecnologias como ferramenta pedagógica. Usou-se a metodologia positivista, de natureza quantitativa. Recolheram-se os dados, através de inquérito em que participaram 105 professores do ensino básico e secundário. Os resultados obtidos indicam que os professores que mais usam estas tecnologias são os professores licenciados, quadros de escola agrupamento e maioritariamente pertencentes ao grupo de informática. O principal contributo do trabalho apresentado é averiguar se estas tecnologias têm boa aceitação como estratégia de ensino e quais as necessidades de formação do corpo docente no que concerne a estas tecnologia. Pretendemos, como trabalho futuro, realizar ações de formação e workshop dirigidos aos professores do ensino básico e secundário com o intuito de os formar cientificamente e pedagogicamente no uso destas tecnologias e incentivar à sua utilização em contexto educativo.

Palavras-chave : Realidade Estendida; Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Realidade Mista; Educação; Estratégia de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )