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Journal of Digital Media and Interaction
versión impresa ISSN 2184-3120
Resumen
SIGILIANO, Daiana y BORGES, Gabriela. WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter. JDMI [online]. 2022, vol.5, n.12, pp.24-37. Epub 29-Jul-2022. ISSN 2184-3120. https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28861.
Este artigo tem o objetivo de analisar os processos cognitivos que estão em operação nos comentários publicados no Twitter no dia do lançamento dos episódios Filmed Before a Live Studio Audience e Don't Touch That Dial de estreia da série WandaVision (Disney+, 2021). Para a discussão desta questão, analisamos sob a ótica dos estudos de Feuerstein et al. (2014), sobre a modificabilidade cognitiva estrutural, os conteúdos compartilhados por oito perfis gerenciados pelo fandom brasileiro dedicado ao universo da trama. Os estudos realizados a partir do final da década de 1990 no âmbito da ficção seriada televisiva estadunidense ressaltam o processo de complexificação das tramas (Mittell, 2015; Jost, 2016). Neste contexto, Johnson (2005) afirma que a cultura popular contemporânea exige maior esforço cognitivo do público. A proposta teórica do autor apresenta um diálogo direto com o conceito de modificabilidade cognitiva estrutural (MCE) de Feuerstein et al. (2014). Conclui-se que além de reforçarem e aprofundarem os pontos de amplo universo ficcional da Marvel, os fãs brasileiros estabelecem correlações entre as telenovelas e a série, ressignificando a trama.
Palabras clave : Ficção Seriada; Processo Cognitivos; Complexidade Narrativa; Twitter; Wandavision..