SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue13Multimodal engagement in WhatsApp stickers: verbal-visual analysis to understand the context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Journal of Digital Media and Interaction

Print version ISSN 2184-3120

Abstract

MENDES, Cláudia. Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política. JDMI [online]. 2022, vol.5, n.13, pp.87-100.  Epub Dec 30, 2022. ISSN 2184-3120.  https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i13.28459.

Inicialmente cunhado por Henry Jenkins no decorrer da conceptualização da cultura de convergência dos media, o fenómeno transmedia ultrapassou, nos últimos anos, a barreira entre a ficção e a realidade e transformou-se em ferramenta estratégica para a comunicação político-partidária do século XXI. O presente estudo analisa, através de uma revisão sistemática da literatura, as principais obras que unem o fenómeno à comunicação política, procurando compreender a extensão e profundidade da sua utilização. Foram considerados para a presente análise todos os trabalhos encontrados na base de dados escolhida, Elsevier Scopus, que usavam o conceito de transmedia no contexto da comunicação política e/ou partidária, bem como os que se focavam apenas na explicação e conceptualização do transmedia per si. Destaca-se o caso do partido político espanhol Podemos, como exemplo claro do uso eficaz do transmedia como parte integrante de uma estratégia de comunicação política digital. O presente artigo contribui para alargar o conhecimento sobre a ligação do transmedia à comunicação política, concluindo-se que o fenómeno não se encontra tão difundido na esfera política como seria expectável.

Keywords : transmedia; comunicação política; cultura de convergência; Podemos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )