SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número15Computational Media and the Paradox of PermanenceThe Alienated Senses: Artificial Stimuli for Sensory Perceptions in Interaction with Infomata índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Journal of Digital Media and Interaction

versão impressa ISSN 2184-3120

Resumo

BONFIM, Cristiane Jorge; MORGADO, Leonel  e  PEDROSA, Daniela. Método para Avaliação e Classificação das Dimensões de Imersão em Narrativas. JDMI [online]. 2023, vol.6, n.15, pp.43-64.  Epub 30-Dez-2023. ISSN 2184-3120.  https://doi.org/10.34624/jdmi.v6i15.32459.

Uma narrativa imersiva deve prover a imersão do público-alvo considerando três dimensões de imersão narrativa: temporal, espacial e emocional. Apresentamos e exemplificamos o uso de um método que avalia e classifica estas dimensões em narrativas, apoiando reflexões para a sua alteração, de acordo com os objetivos pedagógicos almejados pelo docente. O método foi desenvolvido enquanto artefacto de Design Science Research (DSR). Foi aplicado empiricamente numa unidade curricular do ensino superior português em regime de e-learning assíncrono na Universidade Aberta, que utiliza narrativas para imersão narrativa e promover a autorregulação e corregulação das aprendizagens: Laboratório de Desenvolvimento de Software. Os resultados indicam que o método permite detectar diferenças de nível de recurso às várias dimensões de imersão narrativa, como ocorreu no caso apresentado. Esta análise, além de permitir esta avaliação e classificação em narrativas, dá aos seus criadores (e.g., professores e profissionais não especialistas) consciência destas situações ao longo da narrativa. Possibilita, desta forma, uma visão global e uma reflexão fundamentada, que pode inspirar intervenções para reformular as dimensões de imersão narrativa a proporcionar ao público-alvo.

Palavras-chave : Método; Imersão; Narrativas Imersivas; Avaliação; Classificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )