SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Del sermón al padrón: cultura política y cultura fiscal en torno a la recaudación de la bula de cruzada en Castilla (1482-1492)O contrato de fretamento de navios entre os tempos medievais e modernos - breves notas de investigação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

COSTA, Paula Pinto. As visitações como fonte para o estudo da história económica das Ordens Militares: uma possível perspetiva sobre fiscalidade. População e Sociedade [online]. 2019, n.31, pp.148-164.  Epub 15-Jun-2021. ISSN 0873-1861.

Tendo a base patrimonial das Ordens Militares constituído um dos campos de investigação mais profícuos sobretudo para os estudos mais antigos sobre estas instituições, tem sido evidente a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre outras dimensões da sua atividade económica, incluindo as suas opões de gestão e organização financeira. Neste sentido, emergem temas de estudo como a implementação de práticas contabilísticas e o seu envolvimento no domínio fiscal em estreita correlação com a coroa. O esforço régio de envolvimento das Ordens Militares nestas práticas é compreensível em função da sua estrutura administrativa e económica, do seu extenso património, da sua experiência, bem como da sua proximidade à coroa. As visitações, apesar de não serem registos contabilísticos, nem fiscais, contêm informações muito interessantes que permitem problematizar estas questões numa cronologia que se situa entre os séculos XV e XVI.

Palavras-chave : Ordens Militares; visitações; fiscalidade; História Económica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )