SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32The Portuguese Consular Service since the Regeneration till the end of the Monarchy - a study through the Government GazetteHistory, political discourse and leadership in Portugal: a dialogue between present and past considering the Government Gazette author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


População e Sociedade

Print version ISSN 0873-1861On-line version ISSN 2184-5263

Abstract

FERREIRA, Diogo; MARQUES DOS SANTOS, Paula  and  AMORIM, Paulo. O noticiário internacional no jornal oficial do Estado português (1715-1716 e 1868) - uma fonte para a História das Relações Internacionais. População e Sociedade [online]. 2019, n.32, pp.157-181.  Epub July 01, 2022. ISSN 0873-1861.

Este artigo apresenta uma análise das notícias de Estados terceiros publicadas no jornal oficial do Estado português, centrando-a em dois momentos distintos que correspondem ao início e fim da publicação desse tipo de conteúdo noticioso nas suas páginas: a Gazeta de Lisboa, em 1715-1716, e o Diário de Lisboa, em 1868. Pretende-se, dessa forma, demonstrar o papel do jornal oficial português, que ao longo dos anos foi assumindo diferentes designações, enquanto repositório de notícias relativas a outros países. A análise dos conteúdos noticiosos permite identificar os temas/assuntos e os países que surgem com maior frequência em cada um desses momentos, assim como as fontes utilizadas e o estilo adotado na sua redação. Da investigação produzida, conclui-se que o jornal oficial acompanhou a evolução da imprensa periódica nas épocas consideradas, quer no tocante ao estilo de escrita, quer na preocupação com o rigor das fontes, e que, pela quantidade e diversidade de notícias do estrangeiro, se constitui como uma fonte fundamental para o estudo da História das Relações Internacionais.

Keywords : Gazeta de Lisboa; Diário de Lisboa; notícias internacionais; História das Relações Internacionais; fontes periódicas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )