SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32História, discurso político e liderança em Portugal: um diálogo entre presente e passado à luz do Diário do Governo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

PIRES, Leonardo Aboim. Os Grémios da Lavoura no distrito de Bragança e as funcionalidades corporativas nas comunidades rurais. População e Sociedade [online]. 2019, n.32, pp.204-221.  Epub 01-Jul-2022. ISSN 0873-1861.

Neste artigo debruçamo-nos sobre as relações entre o corporativismo, os poderes locais e a estrutura económica numa região específica de Portugal - Bragança - durante o Estado Novo. Para tal, examinamos os grémios da lavoura, de forma a recontextualizar algumas das suas características específicas e relações institucionais, mas também as várias táticas promovidas de forma a criar espaços capazes de integrar proprietários e trabalhadores rurais. Estas questões levaram-nos a analisar ainda os constrangimentos impostos pelas circunstâncias socioeconómicas. Adicionalmente, este trabalho atesta como o sistema organizacional criado pelo Estado corporativo português foi titubeante, não sendo uma solução concertada e satisfatória para os interesses económicos, contrariamente aos objetivos estipulados pelos princípios doutrinários. É também demonstrado o papel dos grémios da lavoura no processo de reorganização administrativa e a tensa coexistência e disputas suscitadas pela sua criação.

Palavras-chave : corporativismo; sociedade rural; Estado Novo; grémios da lavoura; Bragança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )