SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Motivações e mobilização na rebelião e na guerra civil: Ibéria e Escandinávia, c. 1250-1350Besteiros em Portugal e na Suécia em finais da Idade Média. Uma comparação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

COSTA, Paula Pinto  e  FERREIRA, Leandro. O papel das Ordens Militares na organização militar medieval portuguesa. População e Sociedade [online]. 2020, n.33, pp.18-29.  Epub 13-Maio-2022. ISSN 0873-1861.

A organização da guerra feita pela Coroa e pelas Ordens Militares em Portugal tornavam-nas dependentes do recrutamento de pessoas externas (aristocracia e milícias municipais). Embora o recrutamento e a mobilização envolvessem processos complexos por parte de ambas, pretendemos apurar se as Ordens Militares tinham alguma independência neste tipo de missões. Refletindo sobre estas questões, pretendemos contribuir tanto para o aprofundamento do conhecimento dos exércitos das Ordens Militares, como para o dos contingentes que estas forneciam para os exércitos régios em que eram incluídas.

Palavras-chave : Idade Média; Ordens Militares; guerra; recrutamento, Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )